segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Sofrimento antecipado

Pensar e temer antecipadamente um problema sem foco na solução gera ansiedade e congelamento. Parece que estamos nos preparando para o problema, mas, na maioria das vezes, estamos apenas desgastando energia.

Imaginar um problema antes dele acontecer;  repassar mil vezes uma discussão mentalmente inclusive com falas que não são suas; visualizar a dor antes do procedimento cirúrgico; ficar triste, nervoso com a possibilidade de demissão. Seja de maneira consciente ou inconsciente, é muito comum fazermos uma espécie de treinamento para o sofrimento, antecipando mental e emocionalmente fatos desagradáveis como se isto fosse nos preparar realmente para o que está por vir. Mas será que o desgaste emocional compensa? Taquicardia, falta de ar, tensão muscular, insônia, sudorese excessiva  e até impotência sexual são alguns dos efeitos colaterais que muitas pessoas  experienciam por estarem vivendo momentos de “pré-ocupação”. Todo este desconforto físico acaba por nos atrapalhar de vivenciar o prazer no momento presente; de assimilar que a vida é boa agora e sermos gratos pelo momento atual.

Se há algo que você possa fazer agora para evitar um problema futuro, levante-se e faça.
Se não, deixo aqui uma reflexão até certo ponto matemática para ajudar quem está preso na preocupação a soltar o futuro:
  • ·         Se sua previsão negativa acontecer realmente, você estaria sofrendo duas vezes: como se não bastasse o sofrimento futuro, você ainda estaria sofrendo agora desnecessariamente.
  • ·         Se sua previsão negativa não acontecer, ainda assim você teria sofrido como se ela houvesse acontecido. Sofreria uma vez, e desnecessariamente.
  • ·         Se sua previsão negativa não acontecer, e você conseguir soltar o pensamento dela e viver tudo de bom que a vida lhe oferece neste exato momento, você não sofrerá nem agora, nem depois.

Se houver algo que possa ser feito agora, realize no agora. Somente no agora problemas são resolvidos. No futuro o problema pode não acontecer, ou acontecer de uma maneira que você não esperava, tornando inútil todo o sofrimento que você experimentou no lugar dos momentos felizes que te dariam descanso e força para enfrentar o qualquer dificuldade futura. Pense nisso.


Uma vida mais viva para todos!

Nenhum comentário: