quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ritmo, Ansiedade e Equilíbrio

A vida segue um caminho só de ida e internamente você sabe disso. E seu corpo, sua mente, seu campo emocional começam a dar sinais da necessidade de equilíbrio quando a balança está pendendo só para um lado.


Hoje se fala muito do uso do tempo. Tudo parece mais acelerado hoje em dia: programas de computador,  transito, carros mais velozes, smartphones, etc. Paralelamente as relações também se aceleraram – queremos descobrir rapidamente o parceiro ideal, evoluir rápido dentro de uma empresa, casamentos acabam cada vez mais cedo, as relações amorosas avançam nas fases rapidamente – amizade, paixão, sexo... Tudo muito rápido.


Dentro de nós instalou-se uma urgência e até uma ansiedade em realizar rápido as coisas. As pessoas mais focadas experienciam isso mais intensamente, optando por investir todo ou boa parte de seu tempo no setor da vida onde deseja avançar mais rápido. Este comportamento hoje é até valorizado – “foco”, “vestir a camisa”, “dedicação total”...
Só que não é possível, uma vez que escolhemos viver em um pólo de nossas vidas, voltar atrás após atingir nossos objetivos e reorganizar o que ficou desassistido, abandonado.

O casamento nem sempre se recupera após os 3 anos que você passou ausente de casa para conseguir aquela promoção. As crianças não se congelam aos 5 anos de idade para receberem a atenção que precisam para construir autoconfiança e idoneidade até a adolescência. Seu peso não fica estacionado enquanto você come fastfood para  trabalhar até enriquecer; as cáries não deixam de perfurar por que você não tem tempo para profilaxia...

A vida segue um caminho só de ida e internamente você sabe disso. E seu corpo, sua mente, seu campo emocional começam a dar sinais da necessidade de equilíbrio quando a balança está pendendo só para um lado. Fadiga cronica, ansiedade, tensões musculares, distúrbios do sono, dificuldades de relacionamento e outros já podem ser sinais de que está na hora de mudar de ritmo.

Para se ter uma vida equilibrada, normalmente precisamos desacelerar. Sim, pois se dedicar a tantas coisas ao mesmo tempo exige que você faça um pouco de cada coisa de cada vez, todos os dias. Todos os dias um pouco de atenção a família, um pouco de assistência a saúde e aos esportes, toda semana um pouco de lazer e relaxamento, todos os dias algum ócio para relaxar a mente. No fluir da vida, devemos caminhar junto com todas as coisas que nos são importantes para que não termine ficando para trás aquilo que é  fundamental. Afinal é por essas coisas que nos dedicamos a todas as outras.


Devemos rever nossos conceitos de ritmo, foco e prioridade. Só é realmente vitória se chegarmos ao objetivo tendo conseguido manter tudo o que é essencial para sermos felizes.

Nenhum comentário: