quinta-feira, 4 de junho de 2009

Perseverança: quando é que ela funciona?

Fala-se muito da importância da perseverança em setores diferentes da nossa vida, quando desejamos conquistar qualquer objetivo que seja. Mas normalmente as reflexões acerca da perseverança se limitam a avaliar as ações externas, sem levar em consideração o centro de eficácia da mesma: a postura interior.

Às vezes fazemos tudo o que é preciso para executar um projeto bem sucedido. Analisamos o ambiente onde será realizado, providenciamos os recursos necessários, escolhemos o momento certo e executamos as ações corretas nas horas apropriadas sem esmorecer. Mas então, parece que, mesmo sem modificar a aparente eficácia dos atos, os resultados diminuem ou desaceleram. Por que isto acontece?
Por que a origem dos resultados não está nas ações externas que são empregadas para se alcançar o objetivo. Estas são apenas ferramentas, veículos de manifestação. A verdadeira fonte dos resultados esta na motivação interna, um estado vibracional diferenciado que alcançamos quando temos fé no resultado pretendido e estamos embriagados com a alegria de ter conquistada a meta almejada. É com essa energia que começamos uma empreitada, mas com a qual dificilmente conseguimos chegar até o final.

Mais difícil do que realizar sem se mover é sair do lugar sem acreditar, já que nesta situação ficamos como que presos a uma areia movediça, na qual afundamos cada vez que nos movimentamos sem colher resultados. É por isso que existem tantas pessoas que passam a vida tentando sem conseguir enquanto outras conseguem com pouco esforço – embora ambas tenham executado basicamente as mesmas ações externas para se chegar aonde se desejava.

Além do mais, a própria visão da realidade é modificada com uma simples mudança na disposição de espírito. Sendo assim, a fé interna altera a capacidade de se enxergar oportunidades e soluções para problemas comuns. As mulheres sabem bem o quanto o mundo é mais difícil na TPM e como magicamente ele fica belo apenas 2 dias depois dela. O indivíduo verdadeiramente auto-motivado pela fé supera de forma mais fácil e rápida os obstáculos fazendo-os até mesmo parecerem inexistentes, o que contribui para sua famosa “aura de sorte”.

Diante disto, podemos perceber que a verdadeira perseverança está em ser persistente na capacidade de sentir e acreditar na meta já realizada. É se mover com a naturalidade e a tranqüilidade de quem sabe que chegará sem dúvida ao destino proposto, com calma, alegria e segurança. Sustentar este estado de ser até o fim é o verdadeiro desafio, já que executar ações de maneira automática qualquer cachorro aprende a fazer.

No próximo texto darei algumas sugestões de como manter este estado.

Vida viva para todos!

Nenhum comentário: